Relações com investidores

Administração e Governança

DIRETORIA EXECUTIVA

A missão da Diretoria Executiva é estabelecer diretrizes para os administradores da Usiminas, direcionando-os nas relações internas e externas. Ela tem a obrigação de atuar de forma ética, focada nos interesses das diversas partes envolvidas de cada uma das empresas e, ao mesmo tempo, focar na alta qualidade dos produtos e serviços oferecidos à sociedade, promovendo a responsabilidade socioambiental corporativa.

Assim como os membros do Conselho de Administração, os diretores possuem mandatos de dois anos, com possibilidade de reeleição.

Conheça os membros da Diretoria Executiva da Usiminas:

Nome Cargo
Sergio Leite de Andrade Diretor Presidente

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e Mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Na Companhia, foi Engenheiro pesquisador, Engenheiro do Controle Integrado de Chapas Grossas, Chefe da Unidade de Metalurgia de Aciaria e Laminação de Placas, Chefe da Unidade de Padronização e Coordenação, responsável pelo Controle Integrado dos Produtos Chapas Grossas, Laminados a Quente e Laminados a Frio, Gerente (Superintendente) do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, Gerente (Superintendente) Técnico Industrial; Presidente da Comissão de Qualidade; Superintendente de Marketing. Ocupou os cargos de Diretor Vice-presidente de Negócios e Diretor Vice-presidente de Siderurgia da Companhia.

Alberto Akikazu Ono Diretor Vice-presidente de Finanças e de RI

Antes de ingressar na Usiminas em 2009, trabalhou em outras empresas de Mineração e Metalurgia, como a Aços Villares SA, CBMM, Votorantim Industrial e a Votorantim Siderurgia.

Ph.D. em Metalurgia pela Universidade de Tóquio e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo.

Américo Ferreira Neto Diretor Vice-Presidente Industrial

Ingressou na Usiminas como aprendiz de ofício aos 14 anos. O caminho profissional permitiu que Américo,
nessas três décadas, atuasse em diferentes áreas até ser nomeado VP Industrial em 2020.

Engenheiro eletricista pela Unisanta, com especialização em automação industrial pela Unisantos e MBA de
gerenciamento de projetos pela FGV, Américo é mestrando em Engenharia Elétrica pela Universidade de
São Paulo (USP).

Kohei Kimura Diretor Vice-presidente de Tecnologia e Qualidade

Antes de ingressar na Usiminas, ele trabalhou na Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation.

Kohei Kimura detém M.Eng. em Metalurgia pela Universidade de Osaka.

Miguel Angel Homes Camejo Diretor Vice-presidente Comercial

Antes de ingressar na Usiminas, foi gerente geral da região andina de Ternium Colômbia e gerente de
exportações da Ternium Sidor.

Graduado em Economia pela Universidad Catolica Andres Bello, na Venezuela, e completou diferentes programas de gerenciamento na Chicago Booth e na Stanford University na Califórnia, EUA.

Yoshiaki Shimada Diretor Vice Presidente de Planejamento Corporativo

Antes de ser indicado VP de Planejamento Corporativo, atuou como membro do Conselho de Administração da Usiminas. Antes de ingressar na Usiminas, trabalhou desde 1986 no grupo Nippon, com seu último cargo de Presidente e CEO da Nippon Steel North America, Inc.

Bacharel em Direito pela Universidade de Keio.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração da Usiminas deve estabelecer a orientação geral dos negócios e decidir sobre questões estratégicas, visando realizar as seguintes diretrizes:

  • Promover o crescimento contínuo da Companhia, respeitando sempre seus valores e sua função social, exercendo sua competência legal e estatutária e observando o objeto social da Companhia e de suas controladas, coligadas e subsidiárias;
  • Zelar pelos interesses de todos os acionistas, sem desconsiderar as demais partes interessadas (stakeholders);
  • Zelar pela perenidade da Companhia, dentro de uma perspectiva de longo prazo e de sustentabilidade, que incorpore considerações de ordem social, ambiental e de boa governança corporativa, na definição dos negócios e operações;
  • Adotar uma estrutura de gestão ágil, composta por profissionais qualificados e de reputação ilibada;
  • Formular diretrizes para a gestão da Companhia e suas controladas, coligadas e subsidiárias, que serão refletidas no orçamento anual;
  • Zelar para que as estratégias e diretrizes sejam efetivamente implementadas pela Diretoria, sem, todavia, interferir em assuntos operacionais;
  • Prevenir e administrar situações de conflito de interesses ou de divergência de opiniões, de maneira que o interesse da Companhia sempre prevaleça.

Cabe ao Conselho eleger a Diretoria Executiva e determinar suas atribuições. O Conselho está em permanente evolução para se adequar às exigências do mercado.

O Conselho é formado por oito conselheiros efetivos – e respectivos suplentes –, eleitos em Assembleia Geral para um mandato de dois anos, permitida reeleição, que se reúnem ordinariamente quatro vezes por ano, conforme calendário previamente estabelecido. As reuniões extraordinárias ocorrem sempre que for necessário aos interesses sociais.

Conheça os membros do Conselho de Administração:

MEMBROS EFETIVOS

Nome Cargo
Elias de Matos Brito Membro
Hiroshi Ono Membro
Edílio Ramos Veloso Membro
Oscar Montero Martinez Membro
Rita Rebelo Horta de Assis Fonseca Membro

Possui MBA Executivo em Finanças pela IBMEC Business School, Especialização em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral e Ciências Econômicas pela PUC/MG. Tem experiência como superintendente de planejamento e análise de investimentos, analista de planejamento econômico financeiro e analista de custos e orçamento. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Companhia.

Ronald Seckelmann Membro

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, tendo participado do Seminário Internacional Competitive Strategy na Harvard Business School. Foi Analista Financeiro da Cargill Agrícola S.A.; Gerente de Controladoria Divisional da Alcoa Alumínio S.A.; Diretor de Planejamento e Controle da Cia. Vidraria Santa Marina S.A. (Grupo Saint-Gobain); Diretor de Administração e Finanças da Igaras Papéis e Embalagens S.A.; Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Klabin S.A.; Diretor Vice-presidente de Finanças e Controle da Bertin S.A. Atualmente, é membro do Conselho de Adminstração da Companhia.

Ruy Roberto Hirschheimer Presidente do Conselho de Adminstração
Yuichi Akiyama Membro

MEMBROS SUPLENTES

Nome Cargo
Fernando Duelo Van Deusen Membro
Gileno Antônio de Oliveira Membro
Guilherme Poggiali Almeida Membro
Henrique de Rezende Vergara Membro
Mario Giuseppe Antonio Galli Membro
Tatsuya Miyahara Membro
Yusuke Tajiri Membro

CONSELHO FISCAL

Composto por integrantes eleitos em Assembleia Geral, o Conselho Fiscal Permanente deve fiscalizar os administradores da Usiminas e certificar-se de que eles cumprem seus deveres legais, conforme previsto no estatuto da Companhia.

O Conselho Fiscal também analisa as demonstrações contábeis, opina sobre planos de investimentos e orçamentos e emite parecer em caso de propostas de alteração do capital social, distribuição de dividendos ou em eventual transformação, incorporação, fusão ou cisão relacionadas a empresas do grupo.

Conheça os integrantes do Conselho Fiscal da Usiminas – Membros Titulares:

Nome Cargo
Fabricio Santos Debortoli Membro
Paulo Frank Coelho da Rocha Membro

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Concluiu mestrado (LL.M.) em Corporation na New York University School of Law. Atuou como Foreign Associate no Escritório Cravath, Swaine & Moore, em Nova York. Atualmente é membro da International Bar Association, do Advisory Board do “Working Group on Legal Opinions” da American Bar Association; e da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. É co-autor do livro “Business Laws of Brazil”. Ocupa o cargo de sócio do escritório de advocacia Demarest e Almeida desde 2003. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da Companhia.

Sérgio Carvalho Campos Membro
Tácito Barbosa Coelho Monteiro Filho Membro
Wanderley Resende de Souza Membro