Administração e Governança
- Home
- /
- Governança Corporativa
- /
- Administração e Governança
A missão da Diretoria Executiva é estabelecer diretrizes para os administradores da Usiminas, direcionando-os nas relações internas e externas. Ela tem a obrigação de atuar de forma ética, focada nos interesses das diversas partes envolvidas de cada uma das empresas e, ao mesmo tempo, focar na alta qualidade dos produtos e serviços oferecidos à sociedade, promovendo a responsabilidade socioambiental corporativa.
Assim como os membros do Conselho de Administração, os diretores possuem mandatos de dois anos, com possibilidade de reeleição.
Conheça os membros da Diretoria Executiva da Usiminas:
Marcelo é engenheiro metalurgista e tem mestrado em metalurgia pela Universidade de Birmingham (Reino Unido). Foi professor na Universidade Católica de Córdoba, Universidade Nacional de La Plata e Universidade Católica de La Plata.
Em sua trajetória na indústria siderúrgica, foi Presidente Executivo da Ternium Brasil de 2017 a 2023, conselheiro do Instituto Aço Brasil, da Alacero e vice-presidente do conselho da ABM. Também atuou como Diretor Industrial da Ternium na Argentina, Vice-presidente Industrial da Usiminas, Diretor na Sidor (Venezuela), entre outros cargos executivos no Grupo Techint. Tem trajetória executiva internacional de mais de 40 anos no setor.
Graduado em Administração pela PUC-RJ e pós-graduado em Gestão pelo IBMEC-RJ, participou de programas executivos na Suíça e Inglaterra.
Atuou, entre outras empresas, na operação brasileira da Ternium e na Vale. Foi membro do Conselho de Assuntos Tributários da Firjan e do Comitê de Auditoria da Usiminas. Foi diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
Engenheiro industrial elétrico formado pela Unisanta, com especialização em automação industrial e MBA de gerenciamento de projetos, é, também, mestre em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Com uma carreira de mais de 30 anos na Usiminas, passou pelas áreas de Manutenção, Laminações a Quente e a Frio e assumiu, em 2016, a diretoria executiva da Usina de Cubatão. Em 2019, ocupou o mesmo cargo na Usina de Ipatinga até chegar a vice-presidência Industrial em 2020.
Graduado em metalurgia, ele iniciou sua carreia na Nippon Steel, tendo ocupado diversos cargos ligados diretamente à produção e gestão.
Toshihiro Miyakoshi volta ao Brasil para sua segunda temporada na empresa, após uma passagem pela Unigal, em 2014.
Economista graduado pela Universidade Católica de Caracas, participou de programas de educação executiva nas universidades de Chicago e Stanford, nos EUA.
Tem uma carreira de mais de 20 anos dedicada ao setor siderúrgico, tendo ocupado diversas posições no grupo Ternium Techint em países como Venezuela, Argentina, México e Colômbia. Está há quatro anos à frente da vice-presidência Comercial da Usiminas.
Graduado em Contabilidade, com especializações em Economia e Finanças, foi integrante do Comitê de Auditoria da Usiminas. Tem uma experiência de mais de 15 anos em posições na área de Planejamento Econômico, Comercial e Engenharia Industrial no grupo Ternium Techint na Argentina e Brasil.
O Conselho de Administração da Usiminas deve estabelecer a orientação geral dos negócios e decidir sobre questões estratégicas, visando realizar as seguintes diretrizes:
Cabe ao Conselho eleger a Diretoria Executiva e determinar suas atribuições. O Conselho está em permanente evolução para se adequar às exigências do mercado.
O Conselho é formado por nove conselheiros efetivos – e respectivos suplentes –, eleitos em Assembleia Geral para um mandato de dois anos, permitida reeleição, que se reúnem ordinariamente quatro vezes por ano, conforme calendário previamente estabelecido. As reuniões extraordinárias ocorrem sempre que for necessário aos interesses sociais.
Conheça os membros do Conselho de Administração:
É formado em Engenharia Metalúrgica na USP, onde também fez seu mestrado na mesma área. Posteriormente concluiu o PhD na Universidade de Tóquio, no Japão.
Atua na Usiminas desde 2009, onde ocupou os cargos de diretor de Planejamento e Controle, vice-presidência de Finanças e Relações com Investidores e Diretor Presidente. O executivo teve passagens, também, pela Aços Villares, CBMM e Grupo Votorantim.
Composto por integrantes eleitos em Assembleia Geral, o Conselho Fiscal Permanente deve fiscalizar os administradores da Usiminas e certificar-se de que eles cumprem seus deveres legais, conforme previsto no estatuto da Companhia.
O Conselho Fiscal também analisa as demonstrações contábeis, opina sobre planos de investimentos e orçamentos e emite parecer em caso de propostas de alteração do capital social, distribuição de dividendos ou em eventual transformação, incorporação, fusão ou cisão relacionadas a empresas do grupo.
Conheça os integrantes do Conselho Fiscal da Usiminas – Membros Titulares:
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Concluiu mestrado (LL.M.) em Corporation na New York University School of Law. Atuou como Foreign Associate no Escritório Cravath, Swaine & Moore, em Nova York. Atualmente é membro da International Bar Association, do Advisory Board do “Working Group on Legal Opinions” da American Bar Association; e da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. É co-autor do livro “Business Laws of Brazil”. Ocupa o cargo de sócio do escritório de advocacia Demarest e Almeida desde 2003. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da Companhia.