Perguntas Frequentes
- Home
- /
- Serviços de RI
- /
- Perguntas Frequentes
Clique aqui pra baixar ou imprimir as Perguntas Frequentes em formato PDF
“Código de negociação” ou “ticker symbol” é um conjunto de letras ou números que identifica o título na Bolsa de Valores. Os códigos de negociação dos títulos da Usiminas são os seguintes:
Bolsa de Valores de São Paulo – B3:
Mercado de Balcão Norte-americano (“Over-The-Counter” ou OTC):
Mercado de Valores Latinoamericanos – Latibex:
Conforme previsto no Estatuto Social da Companhia, cada ação ordinária dá direito a 1 (um) voto nas deliberações da assembleia geral. As ações preferenciais não têm direito a voto, mas recebem dividendos 10% (dez por cento) maiores do que os atribuídos às ações ordinárias. As ações preferenciais classe B gozam de prioridade no reembolso do capital, sem direito a prêmio no caso de liquidação da Companhia. Os titulares de ações preferencias classe A gozam da mesma prioridade, porém, somente após o atendimento da prioridade conferida às ações preferenciais classe B.
As ações preferenciais classe B poderão, a qualquer tempo e a exclusivo critério do acionista, ser convertidas em ações preferenciais classe A.
A instituição depositária das ações da Usiminas é o Banco Brasileiro de Descontos – Bradesco S/A. É da responsabilidade do Bradesco fazer a manutenção dos registros das ações e do cadastro dos acionistas, a atualização e o controle de pagamento dos direitos distribuídos, do exercício dos direitos e dos recebimentos de valores emitidos pela Usiminas.
A compra ou venda de ações somente pode ser feita por meio de uma corretora de valores, que faz a intermediação de compra e venda das ações nas bolsas de valores. O investidor pode realizar a negociação pela Internet, utilizando o serviço de “homebroker” da corretora
O site de Relações com Investidores da Usiminas possui uma seção chamada “Ações e ADRs”, onde podem ser verificados:
O capital social da Companhia é de R$13.200.294.935,04 (treze bilhões, duzentos milhões, duzentos e noventa e quatro mil, novecentos e trinta e cinco reais e quatro centavos), dividido em 1.253.079.108 (um bilhão, duzentos e cinquenta e três milhões, setenta e nove mil, cento e oito) ações, sendo 705.260.684 (setecentos e cinco milhões, duzentos e sessenta mil, seiscentos e oitenta e quatro) ações ordinárias, 547.818.424 (quinhentos e quarenta e sete milhões, oitocentos e dezoito mil, quatrocentos e vinte e quatro) ações preferenciais, todas escriturais, sem valor nominal.
Na seção A Usiminas/Principais Acionistas, no site de RI, você encontra a composição acionária e capital votante da Usiminas. Clique aqui para visualizar.
Compete ao Conselho de Administração da Companhia deliberar sobre a distribuição de dividendos à conta de lucros apurados no exercício e/ou juros sobre capital próprio, ad referendum da Assembleia Geral. Nos últimos anos foram distribuídos 25% do lucro líquido apurado, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio, para os acionistas.
A atualização de cadastro deve ser efetuada mediante ordem escrita do titular das ações. Para isso, basta acessar o formulário de Ficha Cadastral do Investidor, através do site http://www.bradescocustodia.com.br, na aba “Formulários e Procedimentos”, preencher e apresentar ao banco Bradesco, conforme instruções no rodapé do formulário.
A posição acionária pode ser solicitada nas agências do Banco Bradesco. Essa informação é fornecida exclusivamente ao próprio acionista, mediante apresentação de carteira de identidade e CPF ou ao procurador, devidamente habilitado com procuração pública, carteira de identidade e CPF.
Informações referentes à posição acionária podem ser obtidas em qualquer agência do Bradesco, banco custodiante das ações de emissão da Usiminas. Para consultar informações de outra pessoa, é necessário estar portando seus documentos pessoais (RG e CPF), além de documentos legais que comprovem que o senhor(a) pode ter acesso às informações solicitadas (procuração, termo de nomeação de curador, decisão de nomeação de inventariante, entre outros).
ADR é abreviatura de “American Depositary Receipt” (em tradução direta: Recibo de Depósito Americano), um título para negociação exclusiva no mercado norte-americano, que, no caso da Usiminas, equivale a uma ação.
Qualquer acionista detentor de ação da companhia pode participar de uma assembleia geral. Nas deliberações da assembleia, somente os acionistas detentores de ações ordinárias têm direito a voto, salvo nos casos previstos em lei.
Editais de convocação de assembleias são publicados pela companhia em nosso site de Relações com Investidores e em jornais de grande circulação.
Contato com a Superintendência de Relações com Investidores pode ser feito por telefone, fax ou e-mail, nos seguintes números e endereços:
Cadastrando-se em nosso “mailing”, você irá receber informações e notícias da área de Relações com Investidores. No site de RI, clique no link “Cadastre-se” ou Aqui.
A Usiminas é uma empresa comprometida com a sustentabilidade de seu negócio, com a comunidade e as pessoas que a integram. Por isso, patrocina diversos projetos voltados às áreas social, cultural e ambiental.
Não. Ao longo dos últimos meses, a Usiminas tem sido comunicada sobre a ação de indivíduos que contatam pessoas, na maioria das vezes aposentados, para tentar obter vantagem financeira ilícita, usando como artifício um suposto direito ao recebimento de valores relativos a ações da Usiminas que teriam sido adquiridas através do extinto Fundo 157.
Por meio de contato telefônico, indivíduos se apresentam como funcionários ou associados da Usiminas, solicitando confirmação de dados cadastrais e informando sobre supostos direitos à propriedade de ações escriturais da empresa.
Eles oferecem facilidades para resgatar esses valores. Antes, porém, pedem que as vítimas depositem em contas bancárias de pessoas físicas desconhecidas um determinado valor para “cobrir despesas” relativas a impostos e taxas. Feito o depósito, os golpistas desaparecem.
Esses contatos têm sido feitos no Brasil inteiro, especialmente nos estados de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. Como muitas pessoas têm sido abordadas por esses falsos intermediários, a Usiminas alerta:
Sugerimos que se dirija a uma agência Bradesco (banco custodiante das ações de emissão da Usiminas), portando seus documentos pessoais (CPF e RG), para solicitar a 2ª via do Informe.
Orientamos ainda que atualize seus dados cadastrais, por meio da própria agência do Bradesco (caso a custódia esteja nesta Instituição) ou em sua Corretora de Valores Mobiliários, caso as ações estejam sob a Custódia da B3.
Cadastre-se aqui.
Clique aqui e acesse o calendário corporativo.
No caso de dúvidas sobre posse, conversão, exercício de direitos ou outros assuntos relativos a ações, qualquer interessado deve consultar o site de Relações com Investidores – www.usiminas.com/ri – ou entrar em contato com a área, cujos canais de contato são:
Se preferir, acesse o site da CVM, na área “Acesso Rápido”: www.cvm.gov.br